Core-sc se manifesta contra aumento de pedágio cobrado na br-101
Data de Publicação: 27 de agosto de 2020
O Conselho solicitou apoio e manifestou sua preocupação quanto ao aumento no valor do pedágio cobrado na BR-101, com proposta de reajuste acima dos índices de inflação, além da necessidade urgente da conclusão da obra do contorno viário da Grande Florianópolis. O ofício enviado no dia 12 de agosto a todos os deputados e senadores catarinenses, destacou a importância destes pleitos para os representantes comerciais, já que geram mais despesas para a categoria que depende de viagens para exercer sua atividade. O senador Dário Berger se manifestou ontem mesmo e até o momento foi a única resposta recebida.
"Não é de hoje que tenho erguido minha voz para cobrar acões efetivas por parte do governo com relação ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, e não será agora que vamos permitir esse absurdo do aumento em quase 50% do pedágio na BR 101, em SC, sob a justificativa de reequilíbrio financeiro para adequação da obra, mesmo antes de ela estar concluída.
Quais foram os critérios da ANTT? O Tribunal de Contas da União (TCU) já determinou a suspensão do termo aditivo no contrato das obras e também barrou o aumento na tarifa que passaria a valer a partir deste sábado.
Farei o que for necessário, junto com o Fórum Parlamentar Catarinense, para pôr fim definitivamente a essa novela de mais de uma década."
Senador Dário Berger
Deputados Celso Maldaner Fernando Krelling também enviaram respostas - Depois da manifestação do senador Dário Berger, mais dois parlamentares catarinenses enviaram respostas. A assessoria do deputado federal Celso Maldaner informou que ele é favorável a solicitação do Core-SC, "tanto que está trabalhando junto com o Fórum Parlamentar Catarinense para reverter esta situação" e que participaria de reunião entre o Fórum e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no dia 12/08, para tratar do assunto.
Já a assessoria do deputado estadual Fernando Krelling, em resposta enviada em em 13/08, destacou que é inoportuno e inconveniente o reajuste nas tarifas praticadas pela concessionária Arteris Litoral SUL. "No dia 05 de agosto o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de SC aprovou moção de repúdio à Diretoria da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) pela aprovação do aumento de 44% nas tarifas de pedágio no trecho norte da BR-101. Mesmo com a intervenção do Tribunal de Contas da União (TCU) e ainda que os reajustes pelo IPCA estejam previstos no contrato de concessão, entendemos que o atual momento necessita de medidas que possam mitigar os já desastrosos impactos nos custos de produtividade e logística para o setor produtivo e economia catarinense, advindos do período excepcional vivido pela nação. "Estamos empreendendo esforços junto a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, para analisar e adotar as medidas legais que sejam possíveis, no sentido de revisão ou suspensão da decisão da ANTT em autorizar o aumento de 11% nas tarifas no trecho norte da BR-101", concluiu.
Serviços em Destaque