Free cookie consent management tool by TermsFeed
menu
Notícias

Maio amarelo 2021: respeito e responsabilidade no trânsito. Objetivo da campanha é reduzir acidentes e mortes

Data de Publicação: 2 de maio de 2021


maio-amarelo-2021-respeito-e-responsabilidade-no-transito-objetivo-da-campanha-e-reduzir-acidentes-e-mortes

Mais de 31.945 vidas foram perdidas no trânsito, em 2019, no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde.
 
Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. Este é o slogan da campanha de conscientização para um trânsito seguro desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Maio Amarelo 2021, movimento internacional que alerta condutores, pedestres, ciclistas e população em geral para os perigos e riscos de acidentes de trânsito. Neste ano, a campanha tem foco na empatia e na humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chama atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo. O objetivo é fomentar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil em torno do assunto.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), são apoiadores centrais da ação. Para as entidades, é importante a união de forças de toda a sociedade para a causa. “O SEST SENAT forma, treina e cuida da saúde dos motoristas profissionais no Brasil. E motoristas bem preparados são peça central de um trânsito seguro. Além disso, desenvolvemos estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao Poder Público para que se aprimorem as condições da infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório”, afirma Vander Costa, presidente do Sistema CNT.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é outro importante agente do movimento no âmbito do governo federal e para evitar aglomerações por conta da pandemia de covid-19, está promovendo ações digitais pelas redes sociais e sites, como o incentivo da utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, além de alertar os condutores sobre sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas), destacando a responsabilidade de todos os envolvidos.

Core-SC no Maio Amarelo – Além de divulgar as peças da campanha, o Core-SC abordará em suas redes sociais e site, as mudanças recentes do Código Brasileiro de Trânsito. As medidas estão valendo desde 12 de abril e, entre elas, estão ampliação da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)e mudança na pontuação limite para a suspensão do direito de dirigir.

Serviços em Destaque

fact_check Certificado
business_center Balcão de Oportunidades
© Copyright 2024 - Direitos reservados CORE SC - Site Antigo
Dynamika Soluções Web

topo